top of page

Resenha do Campeão de 87- Setembro 18.

  • Décio Medeiros
  • 30 de set. de 2018
  • 23 min de leitura

[30/9 11:24] DÉCIO MEDEIROS: INFORMANDO.

Amigos eu tenho acompanhado as boas análises do Fred do SuperEsportes, inclusive antes do jogo do Palmeiras eu postei sua análise, pelo detalhamento me parece ser rubro-negro, fez um bom acompanhamento do que será necessário o Sport fazer, tem apenas um erro pois só computou 18 pontos antes da parada para Copa esqueceu o empate de Nelsinho no 2º jogo contra o Botafogo 1×1 na Ilha nós fizemos 19 pontos nos 12 jogos com o aproveitamento de 53%, agora precisamos fazer 58% com 21 pontos em 12 jogos, mas a performance de Claudinei nos seus 10 primeiros jogos, ai foi de 18 pontos com 60% de aproveitamento, quando ficamos em 7º lugar. Então teoricamente é possível, mas é muito difícil, precisamos de melhorar muito o nosso ataque, por isto ele teria de colocar hoje o Gabriel que é o nosso artilheiro e o jogador mais versátil e também ajudaria na marcação do lateral Fábio que apoia muito na esquerda, mas a volta do Michael, que Eduardo estava treinando para ser o meia central mais próximo do centro avante, melhora o setor ofensivo, mas foi Impedido pelo arcaico Guilherme Beltrão, e tudo indica que o Brocador volta antes da lesão para nos ajudar.

Este jogo de hoje é muito difícil nunca ganhamos em BH, mas só teremos alguma esperança ganhando hoje, pra domingo com mais uma vitória sair desta desgraça do Z4.

Vamos aguardar o milagre de Milton Mendes. PST.

[30/9 18:41] DÉCIO MEDEIROS: ATLETICO MG 5X2 SPORT.

Amigos infelizmente eu havia falado nas escolhas erradas de Milton Mendes, Ermando de lateral e Mateus na extrema direita, eles foram os culpados pelos 2 primeiros gols com a equipe ganhando de 1x0, porque alertei sobre o apoio de Fábio Santos e fui justo pela esquerda que tomamos um passeio, e isto emocionalmente fez inclusive o experiente Durval falhar lamentável, não no pênalti pois ele foi fazer o cobertura da falha do lateral, mas no 3º gol quando tomou um balão e não pode fazer nada, mas principalmente no 4º gol um falha imperdoável que mesmo alertado por Magrāo não viu o atacante por trás roubar a bola e fazer o gol, posso garantir que ele ficou tão decepcionado com as falhas em 4 gols em 25 minutos e fez um falta desnecessária tomando o 2o amarelo e foi expulso.

No segundo tempo é claro que o Atlético não forçou o jogo que já estava 4x1 mas com as mudanças que citei antes, vejam que o Raul e o Gabriel não podem ficar no banco, e o forte do Atlético que era pelo lado esquerdo, não entrou mais, o Michael tem de jogar centralizado atrás do centro avante onde pode fazer gols, como hoje, e o Marlone na esquerda onde rende melhor.

Como falei nunca ganhamos em BH do Atlético, mais não podíamos tomar tantos gols e poderíamos até empatar com o time melhor escalado.

(28/9 19:30) DÉCIO MEDEIROS: COMENTÁRIO, SOBRE MILTON MENDES.

Amigos todos nós estamos torcendo para a contratação do Milton Mendes dar certo, mas ele ate hoje só teve sucesso em campeonatos com decisão de mata mata, em tiro curto de 12 a 15 partidas.

Ele é o treinador brasileiro com maior nível de estudo e formação em Portugal, com todas as licenças da Fifa.

Mas sempre criou caso, problemas, com as suas cobranças abertas para todos, expondo os jogadores, por isto cria um ambiente hostil quando os resultados começam a aparecer negativos, no seu ultimo clube o Vasco em 2017, foi demitido por não ter mais ambiente com os jogadores, teve dificuldades com Nenê, e com o zagueiro Rodrigo que dispensou, e foi para a Ponte, então quando houve o jogo Ponte X Vasco em Campinas, no final do jogo houve uma discursão entre ele e Rodrigo, quando tomou uns empurrões.

Espero que este ano sabático que passou em Portugal, tenha mudado o seu jeito de agir, pois conhecimento ele tem.

Parece estar muito focado, ele que sempre quis treinar o Sport, sabe que este momento difícil pode ser a chance da sua vida, se conseguir este milagre de nos salvar com 7 vitorias em 12 jogos, inclusive ele deixou o hotel que estava hospedado em Boa Viagem, e foi morar no hotel concentração dos profissionais do Sport no CT.

Após os treinos desta semana já tem o time definido para enfrentar o Galo em BH, ele sabiamente não mexeu muito no time que Eduardo vinha escalando, mas com a mudança da diretoria de futebol ele reintegrou os Bastos, o Michael que será titular jogando na extrema esquerda e Felipe que ficará no banco, e também escalou o Rafael Marques no lugar de Rogerio que está machucado.

Do time que ele escalou, eu trocaria o Ronaldo Alves e colocaria Ernando, que ele manteve de lateral direita, onde colocaria o Raul Prata, e também colocou o Mateus Gonçalves na extrema direita onde eu colocaria o Gabriel, que é o nosso artilheiro com 3 gols e o jogador mais versátil, mudaria apenas o posicionamento de Marlone e Michael, trazendo o Michael para a meia central e o Marlone na extrema esquerda, onde ele rende mais e está bem entrosado com Sander.

[26/9 08:54] MOACIR: DIALOGANDO.

Amigo Decio GRANDE RUBRO NEGRO.

Qual as nossas chances de permanecer no grupo A, a partir de agora???

[26/9 10:16] DÉCIO MEDEIROS: DIALOGANDO.

Amigo Moa eu infelizmente já joguei a toalha e estou sem entender o que o ocorreu com o nosso Sport este ano, estou preparando um resenha especial no blog abrindo um diálogo com os amigos rubro-negros, tentando com diversos dados dos últimos anos na série A buscar os motivos que nos levaram a está debacle tão grande e fora de qualquer lógica. Ex; nunca ficamos no returno tantas rodadas no Z4 e só tem 7 rodadas e faltam 12 rodadas e estamos há 7 no Z4 no returno, isto nunca ocorreu, porque este ano só fizemos 41 jogos e no ano só vamos fazer 53 jogos, o menor de todos os tempos. Muito estranho. Isto é só um exemplo.

Voltando à sua pergunta só nos resta o milagre de em 12 jogos ganhar 7, proporcionalmente o nosso salvador Daniel em 10 jogos ganhou 4 e empatou 1 em 2016 e em 2017 ganhou 3 e empatou 1 ou seja é praticamente impossível, isto representa 58% de aproveitamento que representa estar agora no G6, enquanto Daniel com muito mais conhecimento dos problemas internos e com um elenco de jogadores diferenciados nos salvou com 43% em 2016 e apenas 33% em 2017. Só um milagre.

O louco do Milton Mendes em poucos jogos consegue sacudir os times fracos que comandou como Santa e Vasco jogando na defesa e fazendo um gol de contra-ataque, mas que ataque! pois agora é o nosso ponto mais fraco, só fizemos 6 gols em 14 jogos pós Copa.

Vamos aguardar amigo e logo lhe informo para opinar na resenha do blog.

Grande Abraço PST.

[26/9 11:36] MOACIR: Obrigado.

Valeu. PELO SPORT TUDO.

[25/9 21:15] DÉCIO MEDEIROS: INFORMAÇÃO.

Sport Notícias: No Sport, Milton Mendes chega nesta terça-feira ao Recife - http://futeapps.mobi/compartilhar.php?id=15886159

[24/9 13:36] DÉCIO MEDEIROS: INFORMAÇÃO.

Eduardo Baptista pede demissão e deixa o comando do Sport https://globoesporte.globo.com/pe/futebol/times/sport/noticia/eduardo-baptista-pede-demissao-e-deixa-o-comando-do-sport.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-smart&utm_campaign=share-bar

[24/9 13:40] DÉCIO MEDEIROS: OPINIÃO/COMENTÁRIO.

Infelizmente foi a pior notícia está saída de Eduardo, porque não temos mais o Daniel pra nós salvar, e o Eduardo estava fazendo o que pode, no sistema defensivo o time melhorou muito, eu analisei com calma o jogo de ontem que perdemos de 1X0 infelizmente pegamos o melhor time pós Copa, com 11 jogos sem perder e quase sem tomar gols, então no máximo só podíamos empatar, o que só não ocorreu pela única possível falha de Eduardo quando substituiu o Ronaldo, que eu critico muito, mas ontem fez uma boa partida, e pediu pra sair, ai Eduardo pensou em ter um jogador com boa infiltração pela direita, mas escolheu mal botando o Winck, que na lateral não marca ninguém, tinha que ser conservador colocando o Leo Ortiz na zaga ou o Raul Prata que marca bem e apoia na lateral.

Aí sofremos o golpe fatal pois Felipão colocou Dudu e William, dois titulares justo nas estremas e numa bola fácil o Winck se enrolou todo e obrigou o Durval, o nosso melhor em campo, fazer um milagre com a perna direita, cortar pra escanteio, quase fazendo um gol contra, e no escanteio tomamos o gol fatal, acho que a bola já tinha entrado na cabeçada do zagueiro que Magrāo tirou, e como sempre ninguém marcou o William, que praticamente decretou a nossa queda pra série B.

[24/9 13:41] DÉCIO MEDEIROS: CONTINUANDO.

Acho que Eduardo saiu porque com este ataque agora sem Brocador e Gabriel, não marca gol em ninguém, e fica só se defendendo e quando tenta sair pra atacar, o cobertor fica curto, tomou gols em todos jogos, justo quando fez as trocas pra tentar atacar pra fazer gols, outro ponto é que ele queria contar com Michael Bastos e Felipe que são mais experientes mas a diretoria não deixou e também não paga com 2 meses de salários atrasados neste momento crítico.

Só um milagre faz este time ganhar 7 partidas pra não cair.

Eu agora joguei a toalha.

[24/9 19:44] DÉCIO MEDEIROS: OPINIÃO/ COMENTÁRIO.

Amigos por isto acho que ninguém virá treinar este time com 2 meses pra terminar o campeonato, ai fará falta não ter um assistente experiente como Daniel, agora o assistente é Cezar Lucena que está começando, quem tem mais experiência é o Júnior Câmara, treinador do sub-23, que conhece como ninguém a nossa base, mas não tem experiência com estes jogadores cascudos.

Só quem pode pegar este pepino é um louco como Milton Mendes, que só joga na retranca e só serve para jogos de mata mata, como fez com o Santa no PE e na copa do NE, que foi campeão, em jogos de pontos corridos não ganha um jogo.

[24/9 23:21] DÉCIO MEDEIROS: INFORMAÇÃO.

Com os resultados dos jogos de hoje Chape 1x2 Flu e Vasco 2x1 BA, só tem equipes do G8 no Z4 , Chape com 28 pontos, Ceará com 27 pontos, Sport com 24 pontos e o Paraná com 16 pontos, o Vasco tem 28 pontos e 1 jogo a menos e está em 16ª pos. com 7 vitórias.

Por isto mais uma vez falo que, principalmente este ano com uma equipe fraca, diferente dos últimos anos, quando tínhamos jogadores diferenciados, tínhamos que priorizar os jogos do nosso grupo G8, pois falei que este ano era mais crítico, com grande possibilidade de cair 4 do nosso grupo pra serie B, vejam que já jogamos 10 partidas contra os nossos adversários do G8 e ganhamos 4 partidas empatamos 1 partida e perdemos 5 partidas, isto representa 13 pontos ganhos e 17 pontos perdidos com 43% de aproveitamento, minha premissa é que temos de ganhar 65% dos pontos, até agora isto seria 19 pontos ou 6 pontos a mais. Portanto, teríamos 30 pontos e estaríamos na 14ª posição.

[24/9 23:21] DÉCIO MEDEIROS: CONTINUAÇÃO.

Nos jogos contra o G-8, Nelsinho fez 1 jogo com 1 derrota e 3 pontos perdidos, o Claudinei fez 6 jogos com 3 vitórias e 1 empate e 2 derrotas com 10 pontos ganhos e 8 pontos perdidos ou seja no turno nos 7 jogos tivemos 10 pontos ganhos e 11 pontos perdidos com 47,6% de aproveitamento.

[24/9 23:21] DÉCIO MEDEIROS: CONTINUAÇÃO.

No returno fizemos com Eduardo 3 jogos com 1 vitória e 2 derrotas com 3 pontos ganhos e 6 pontos perdidos com 33,3% de aproveitamento.

Agora só nos resta 4 jogos contra o G8, 2 jogos em casa e 2 jogos fora e temos de ganhar estes 12 pontos, porém serão insuficientes pra nos livrar do Z4, no mínimo precisaremos de mais 8 ou 9 pontos contra o G12.

Ainda assim se tivemos os 6 pontos a mais da premissa, só precisaríamos de mais 1 vitória contra o G12 o que seria factível.

Por isto não entendo estes dirigentes do Sport que não enxergam que só ficaremos na série

“A“ ganhando dos times do G8, isto é obrigatório, vejam o Atlético PR e o América MG estão em 10º com 33 pontos e 13º com 31 pontos. E não cairão.

(19/09 12:30 DÉCIO MEDEIROS: INFORMATIVO.

Análise Itaú BBA: Sport gasta além da capacidade e está "hipotecando o futuro"

Relatório aponta dificuldades em analisar os números do clube: "O déficit de caixa após investimentos foi coberto com aumento da dívida bancária"

Por GloboEsporte.com, Recife, PE

18/09/2018 07h00 Atualizado há 10 horas

O Itaú BBA, responsável pelo estudo das finanças dos principais clubes brasileiros, mostra preocupação com o futuro do Sport. Diante dos números registrados em 2017, os analistas do banco afirmam: "Muito difícil analisar o Sport, pois os dados estão condensados, sem aberturas ou detalhes. Vemos apenas que as receitas totais caíram, possivelmente porque em 2016 havia luvas não destacadas".

São poucos pontos positivos destacados pelo Itaú BBA, e o título do texto de conclusão do relatório sobre o Sport dá ideia da situação do clube pernambucano: "Hipotecando o

futuro".

Segundo o Itaú BBA, o Sport gastou além da sua capacidade: "O ano de 2017 mostra um Sport apostando alto nas contratações, mesmo sem dinheiro suficiente. Investiu bem mais que sua capacidade, mas de forma financiada. Ou seja, a conta virá nos próximos anos, ou já neste ano (2018), dependendo do prazo. Não é exatamente a melhor estratégia financeira, pois coloca o futuro em risco, especialmente em dívidas com clubes, pois a FIFA atuará contra atrasos".

De positivo, os custos diretos do departamento de futebol cresceram moderadamente em 2017 - de R$ 59 milhões para R$ 63 milhões) e, comparando às receitas, ficaram em um patamar abaixo de 2015, que era o "ano de melhor comparabilidade".

Mas, no caixa, a situação é outra: "Fluxo de caixa de 2017 mostra um clube gerou algum caixa, mas insuficiente para o elevado montante de investimentos, que precisaram ser financiados. O déficit de caixa após investimentos foi coberto com aumento da dívida bancária, que é nominalmente pequena mas que não tem geração de caixa suficiente para amortizá-la".

A dívida total do clube deu um salto em 2017, de R$ 80 milhões para R$ 135 milhões.

A maior oscilação foi das dívidas operacionais, que quase triplicaram: de R$ 23 milhões em 2016 para R$ 76 milhões em 2017. O relatório explica: "Basicamente falamos de valores a pagar a clubes pela aquisição de atletas. Ou seja, investimento do ano com pagamento parcelado".

O estudo da situação financeira dos clubes nacionais divulgado ano a ano pelos analistas do Itaú BBA abre sua avaliação relativa a 2017 alertando que se repete um ciclo de "mais dinheiro, mais gastos, nenhuma preocupação com o futuro". O relatório deste ano, divulgado com exclusividade pelo Globoesporte.com, diz que "seguimos esta jornada nos repetindo e andando em círculos".

De modo geral, a análise chama atenção para o fato de "despesas e custos continuarem crescendo e ocupando o salto de receitas", ao passo que "investimentos gerais não mudaram muito, nem as dívidas. E lembra: "O Profut começará a vencer, as regras de distribuição de direitos de TV mudarão, e isso vai pressionar o fluxo de caixa dos clubes em 2019".

(19/09 12;00) DÉCIO MEDEIROS.: INFORMAÇÃO.

Eduardo Baptista quebra protocolo e motiva jogadores contra o Palmeiras:

"Vai dar Sport"

Treinador pediu para dar entrevista coletiva não programada nesta terça e falou do jogo contra o Alviverde, no próximo domingo, na Ilha do Retiro

Por Daniel Gomes, Recife

18/09/2018 17h57 Atualizado há 5 hs.

Eduardo Baptista explicou motivo de confiança para próxima partida — Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press

A semana do Sport começou atípica nesta terça-feira. No dia da reapresentação dos jogadores após a derrota de 2 a 1 diante do Corinthians, no último domingo, foi o técnico Eduardo Baptista que entrou na sala de imprensa. O treinador deixou claro que o momento delicado do time pedia que o comando colocasse "a cara para bater". E ele o fez.

- Como em todo pós-jogo, a gente estava decidindo qual jogador iria falar hoje. E não era dia de jogador. Era dia do comando. O comandante tem de vir falar. Tem certas coisas na minha carreira que eu tenho até me estrepado por ter dado a cara para bater. Mas se tem uma coisa que eu não fujo, é da hora do comando. E hoje é dia disso. É a hora de eu pedir para o torcedor comparecer. Nosso momento é difícil, mas não podemos jogar a toalha. Minha história como treinador fala isso - disse o treinador.

Eduardo Baptista lembrou de quando estreou como treinador. Em 2014, quando ainda era preparador físico, ele substituiu Geninho no comando. A missão era fazer com que o Sport se classificasse para a segunda fase da Copa do Nordeste quando todos os prognósticos apontavam para uma eliminação. E o time foi campeão (no mesmo ano, também foi campeão Pernambucano).

"Eu assumi esse mesmo Sport com 99% de chance de não se classificar na Copa do Nordeste. E com o 1% que sobrou, a gente foi campeão um mês e meio depois. Para o Sport, não tem isso de jogar a toalha, tem muito trabalho. A gente viu coisas muito boas no jogo que passou, construímos um time, hoje temos um time competitivo."

Usando um discurso motivacional, Eduardo Baptista procurou inflamar a torcida e os jogadores do Sport. Reconheceu a dificuldade de enfrentar o Palmeiras, que é o terceiro colocado e está há dez jogos sem perder na Série A, mas afirmou com todas as letras: vai dar Sport na partida.

"Vamos fazer a Ilha pulsar domingo. Podia ser o Real Madrid ou o Íbis. Podia ser qualquer um. Mas vai dar Sport porque o semblante de cada atleta no vestiário (depois da derrota para o Corinthians) passou que fizemos um grande jogo e que poderíamos ter ganho. Infelizmente, falhamos em alguns momentos e perdemos. Mas vamos trabalhar para fazer um grande jogo contra o Palmeiras."

A realidade também não foi escondida por Eduardo. O Sport passa por sérios problemas porque, nos últimos 15 jogos, venceu um, empatou outro e perdeu 13. Mas reiterou que o Leão pode ter rendimento suficiente para chegar aos 45 pontos. Para alcançar esta pontuação, precisa passar a ter um aproveitamento semelhante ao do Atlético-MG, atual sexto colocado.

- Não vou vir aqui pintar um quadro bonito. Estamos no limite, mas com todo mundo junto, a gente sai dessa. São sete jogos em casa e 21 pontos. Com 45 pontos é suficiente para a gente sair. Vamos falar da parte tática. Sobre salários ou qualquer outra coisa, foge da minha alçada e eu não posso responder. Vamos sair daqui sabendo que vamos fazer um grande trabalho essa semana.

[19/9 08:12] DÉCIO MEDEIROS: OPNIÃO.

Só jogo a toalha se perder domingo do Palmeiras.

[19/9 10:01] DÉCIO MEDEIROS: INFORMAÇÃO.

https://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/sport/2018/09/18/noticia_sport,53541/tecnico-quebra-protocolo-e-diz-poderia-ser-real-madrid-ou-ibis-mas.shtml

[19/9 10:05] DÉCIO MEDEIROS:INFORMAÇÃO.

Eduardo Baptista se abraça a novo time, revela números e afirma: 'a gente criou uma alma' via Superesportes https://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/sport/2018/09/19/noticia_sport,53547/eduardo-baptista-se-abraca-a-novo-time-do-sport-e-revela-numeros.shtml

[19/9 10:21] DÉCIO MEDEIROS: COMENTÁRIO.

Amigos se domingo ele mantiver a defesa e o meio de campo do jogo contra o Corinthians e no ataque jogar Gabriel ou Winck na direita e Marlone na esquerda e de centro avante ou Rogério ou Mateus Peixoto dá pra ganhar na raça dos reservas do Palmeiras.

Eu tou acreditando em Eduardo que tem o DNA do Leão. PST.

[19/9 10:30] MOACIR: Amigo Decio GRANDE rubronegro.

Tô nessa.

Pelo SPORT TUDO.

[17/9 22:30] DÉCIO MEDEIROS: OPINIÃO.

A situação do Sport ficou difícil com as vitórias de Ceará, Botafogo e hoje a vitória da Chape além do empate do Vasco, nos enterramos em 19ª e mesmo se ganharmos do Palmeiras o que é muito difícil, não sairemos do Z4 pois a Chape está em 16º com 28 pontos e nós só temos 24 pontos, vejam que até o empate era um bom resultado pois poderíamos sair do Z-4 com uma vitória.

[17/9 22:30] DÉCIO MEDEIROS: COMENTÁRIO.

Apesar que teremos a volta de Marlone e muito provável de Gabriel, com certeza o Brocador que estava bem ontem, não deve jogar tão cedo principalmente se fizer cirurgia. E não gostei do Mateus Pereira, mas só nos resta a esperança de ganhar os 7 jogos em casa. Se perder domingo pode dar adeus a série A.

[16/9 19:06] MOACIR: INFORMANDO.

globoesporte.com: Rodada #25: tudo o que você precisa saber sobre Corinthians x Sport.

https://globoesporte.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/rodada-25-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-corinthians-x-sport.ghtml

[16/9 20:05] DÉCIO MEDEIROS: CORINTHIANS 2 X 1 SPORT.

O Sport está jogando como eu imaginava marcando forte e saindo nos contra ataque, o Corinthians teve duas boas chances com Roger que perdeu, e Magrāo fez uma boa defesa numa bola de fora da área com muita gente na frente.

Hoje é dia de sofrer pois sem Brocador que foi atropelado pelas costas deslocando o ombro, e o juiz nem falta marcou, ele que sofreu o pênalti e marcou o gol de 1x0, o Mateus Peixoto está estreando não se sabe o que fará.

No segundo tempo tem de continuar com as linhas altas e marcando forte não pode recuar e principalmente marcar o Jadson porque só ele cria.

Vamos acreditar pois o Eduardo sabe armar time principalmente no sistema defensivo. Esta vitória está nos tirando do Z4.

[16/9 21:15] DÉCIO MEDEIROS: CONTINUAÇÃO.

Não tem jeito ter de superar um elenco fraco, as substituições como eu imaginava derrubaram o time e ainda pra completar toma o gol de empate com 3 jogadores impedidos e a bola sobra pra Jadson sozinho, como reagir com este ataque cardíaco, o Mateus Peixoto com 23 anos! uma lerdeza não ganhou uma bola, ai saiu o melhor jogador do meio de campo, o Jair, também machucado entra o Ferreira não fez nada, o Morato já não fazia nada entra o Andrigo não pegou na bola.

Com tantos problemas o empate estava de bom tamanho, aí toma um gol de derrota como sempre aos 43 minutos, com só um atacante na área e o Ernando e Rogério, dormindo deixa o lateral vim de trás e marcar o gol da derrota.

Tá muito difícil.

(12/09 12:00) DÉCIO MEDEIROS: OPINIÃO /COMENTÁRIO.

Amigos nos preparativos para os próximos jogos e principalmente o de domingo em SP contra o Corinthians, o Eduardo tem alguns desfalques, o Marlone em função de pertencer ao Corinthians, o Gabriel machucado e o Ronaldo Alves com o 3º cartão amarelo, o Felipe Bastos e o Michael Bastos continuam no Sport, porque para rescindir o contrato deles seria necessário pagar todo o contrato ate dezembro, isto representa uns 2 milhões e no momento atual, onde temos salários atrasados isto é inviável, eles devem ficar treinando a parte.

Pelo que vimos no ultimo jogo contra o Cruzeiro onde fomos bem na organização defensiva, o Eduardo deve manter o sistema defensivo com apenas a substituição do Ronaldo, por Leo Ortiz ou com Raul Prata de Lateral e Ermando voltando a zaga central, os volantes que também foram muito bem principalmente no 2º tempo no jogo de sábado, o Marcão e o Jair devem ser mantidos, na ponta direita deve voltar como ala o Claudio Winck, na meia central o Neto Moura, que atuava na base nesta posição, deve ganhar a preferencia do treinador, na esquerda deve manter o Rogerio, com possibilidade de Andrigo ou Mateus Goncalves e como centro avante o Hernane Brocador, que precisa brocar, pois agora já temos outro centro avante que ficará no banco o Mateus Pereira.

Vamos ver se melhoramos agora o nosso sistema ofensivo, pois precisamos marcar gols, só fizemos 20 gols nos 24 jogos, apenas 0,83 gol/jogo, porem tomamos 36 gols nos 24 jogos com 1,50 gols/jogo.

Vamos lá meu Leão PST.

(8/9 21:30) DECIO MEDEIROS: INFORMAÇÃO.

Inicialmente falando sobre o gol do Cruzeiro anulado, revi o jogo e confirmo que realmente foi mal anulado, o Marcão dava condições ao Barcos que fez o gol, pois a bola na volta da trave não se configura outra jogada.

Falando sobre o resultado do jogo, apesar de não ter sido vitória, a rodada acabou sendo favorável ao Sport, com as derrotas do Botafogo, da Chape, do Paraná, e do Vasco e também o empate do Ceará, com isto o pontinho do empate nos manteve na 17ª posição com os mesmos 24 pontos do Ceará e Vasco que ficaram no 18º e 16º lugares respectivamente.

Agora é tentar a vitória na próxima rodada domingo contra o Corinthians em SP, caso isto aconteça, temos real possibilidade de sair do Z4, pois o Vasco que vem de 4 derrotas enfrentará o Flamengo em Brasília, com maior possibilidade de derrota.

Mas o importante nesta próxima sequencia de jogos contra o G12, que são extremamente difíceis, com o Corinthians fora, Palmeiras em casa, Atlético MG fora e o Inter em casa, nos não podemos perder, pois isto desestabiliza a equipe, empates podem não nos tirar do Z4, porém o importante é somar pontos, que com certeza nos ajudarão na frente.

[8/9 20:17] DÉCIO MEDEIROS: SPORT 0 X 0 CRUZEIRO.

Amigos na prática escapamos de uma derrota, porque falam que o gol do Cruzeiro foi mal anulado, eu ainda não revi o jogo pois estava no estádio, mas no momento atual o empate com mais um pênalti defendido por Magrāo, o 33º da sua extraordinária carreira, teve saber de vitória, e analisando friamente o jogo de hoje muitos de vocês podem até descordar, mas eu vi uma luz no fim do túnel, me parece que finalmente estamos resgatando a garra e a determinação, tão tradicional no Sport, com a entrada de jogadores que buscam uma chance de crescer e se doam e os medalhões ficando de fora, como Michael e Felipe e Rafael, e que espero sejam dispensados, pois só contaminam o ambiente, não contribuindo em nada para o Sport.

Os novos volantes, desconhecidos da grande mídia, mostram que vão ajudar e muito o nosso Sport , o Marcão é um marcador implacável com muita garra e não tem bola perdida e mesmo sem quase nenhum entrosamento com o grupo, mostrou que vai dar a sustentação que perdemos com a saída de Anselmo, o Neto Moura também vai pegando confiança, que ele sabe ter do Eduardo, e foi substituído no início do 2º tempo por desgaste, mas principalmente por ter um cartão amarelo, ai surge um jogador que foi na atual série B no Juventude o maior ladrão de bola, o Jair, que foi pra mim um grata surpresa, com menos entrosamento ainda do que Marcão, mostrou personalidade, muito dinamismo e bom passe, fazendo o Sport juntamente com a entrada do Raul Prata na lateral no lugar do Ernando, que praticamente não jogou este ano com uma sequência de lesões, criar jogadas de ultrapassagens pela direita e fazendo inclusive o Marlone que estava apagado na ponta direita, se movimentar trocar passes e alternar o posicionamento pra buscar a aproximação com o Brocador.

Estes jogadores que entram no início do 2º tempo, fizeram o Sport superar a barreira quase intransponível, de todo segundo tempo, de tomar gol e se desarticular inteiramente, isto não aconteceu hoje e pela 1ª vez em muitos jogos, começamos a nos impor e criamos jogadas que não resultaram em gols, porque, ainda estamos sob uma pressão monstruosa e falta a tranquilidade na hora de definir uma jogada, aliada a falta de técnica de alguns ou o momento ruim dos nossos atacantes, impedem de conseguir uma vitória.

Mas vi hoje por este segundo tempo uma equipe diferente, que vai lutar com todas as armas pra sair desta situação, inclusive isto foi reconhecido pela pequena torcida de menos de 10000 pessoas que aplaudiu a equipe ao final do jogo.

Espero que este empate seja o ponta pé e com mais uma semana cheia de trabalho, o Eduardo com estes jogadores de hoje, consiga no próximo domingo mesmo em SP, fazer um jogo com esta mesma pegada e aplicação tática, e trazer um grande resultado contra o Corinthians.

[7/9 09:31] DÉCIO MEDEIROS: DIALOGANDO.

Amigos rubronegros do Vitoria, espero que passem por cima do Vasco, que o Leão da Ilha vai com ajuda da torcida amanhã na Ilha, com qualquer time, de medalhões como tudo indica quer o Eduardo, ou com os mais jovens e guerreiros que eu escalaria, para ganhar do Cruzeiro e sair do Z4, vamos lá meus Leões.

[6/9 13:51] DÉCIO MEDEIROS: Coluna de Fred Figueiroa: INFORMANDO.

'Análise de mais uma derrota do Sport feita de trás pra frente' via Superesportes https://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/sport/2018/09/06/noticia_sport,53436/coluna-de-fred-figueiroa-reflexao-do-sport-de-tras-pra-frente.shtml

Concordo plenamente com esta análise, falou tudo que vi no jogo de ontem temos de fazer valer o fator casa, pra na Ilha ganhar os jogos e retomar a confiança o mais cedo possível e sair do Z4 e se afastar com segurança da série B.

[5/9 22:14] DÉCIO MEDEIROS: BAHIA 2 X 0 SPORT.

Amigos vocês viram que no 1º tempo tivemos chance de matar o jogo com possibilidades de gol em 3 boas chances, contra uma do Bahia na trave. O esquema de Eduardo com duas linhas de 4 com 3 zagueiros, com um o Ernando, jogando de lateral na direita, funcionou bem, mas não tivemos um atacante pra aproveitar as chances é matar o jogo. Mas isto aconteceu porque jogamos sem os medalhões como Rafael, Michael, Marlone e Felipe, pois quando eles entram o time já tá perdendo e eles não fazem nada.

Porque nesta fase quem faz um gol mata o jogo, e principalmente o Sport quando toma um gol se desorganiza todo e aí saem os volantes que marcam e fica mais exposto e toma mais gols.

Estávamos fazendo um jogo com a cautela necessária para o momento difícil que atravessamos, mas bastou haver uma falha dupla de Neto Moura com o Sander, que se chocaram na mesma bola, para sem marcação, o Bahia penetrasse na área e o Gilberto faz o 1x0 sem ninguém para impedir, ai acabou o jogo, e o Bahia administrou o jogo como quis, e fez o 2x0 também sem ninguém para sequer dificultar o lance, o nosso time que se mostrava bem equilibrado no 1º tempo ficou completamente desarticulado e se torna presa fácil para qualquer adversário, as trocas feitas não surtem mais efeito e a derrota não se reverte.

Eu manteria este esquema apenas com o retorno do Brocador, para ver se na Ilha no sábado mesmo contra o Cruzeiro, que deve vir com time misto, tentarmos com o apoio da torcida ganhar que será fundamental pra sair do Z4.

[4/9 15:13] DÉCIO MEDEIROS: OPINIÃO/COMENTÁRIO.

O Eduardo como sempre tem um olhar definido para as divisões de base e agora já convocou para fazer parte do grupo profissional, o Elias que é o lateral do sub 20 e já jogou no sub 23 e também já tem convocações pra seleção brasileira sub 17, e está cotado pra seleção sub 20, e o Jadson que é volante do sub 17, e subiu recente, mas acho que no sub 23 tem volantes melhores e mais experientes como Mardley, porém mostra que temos de dar chance a nossa base.

[3/9 06:54] MOACIR: DIALOGANDO

Amigo Decio grande rubronegro.

É verdade que melhoramos um pouco. Mas também é que temos de melhorar muito mais pra não cair. E aí a sua resenha foi muito feliz comenta muito bem os pontos fracos e que ainda são muitos, ângulos em que deixa o time fragilizado com elevado risco de queda.

Porém, vi uma demonstração ao se aproximar o final do segundo tempo que é uma história conhecida que se repete durante os 12 últimos jogos. O ataque fica sem pernas pra ameaçar e talvez pra fazer gol. Registro o ponta direita e todo o meio campo. E, o que é pior, deixa o time adversário vir como um rolo compressor pra grande área do SPORT.

Ontem no tempo complementar por duas vezes fomos ameaçados com fortes possibilidades para o empate.

E isso aí companheiro e irmão. Bom dia.

Pelo SPORT TUDO.

[3/9 09:14] CALHEIROS: DIALOGANDO.

Amigo Décio:

Fiquei muito feliz com o resultado, mas com essa produção não prevejo um futuro muito promissor.

Vamos aguardar a continuação do trabalho do Eduardo.

Acho que do lado direito ele podia fazer o que no ano passado se fazia do lado esquerdo com Sander e Mena, já que defensivamente o Winck é muito vulnerável.

O meio campo precisa de melhorar muito o passe na saída de bola para o contra-ataque, afinal o Sport terá que jogar reativamente grande parte dos jogos, dando a bola para o adversário.

Achei que o Nonoca não tem essa qualidade do passe. O jogo em Salvador será um grande teste para o sistema de jogo.

Vamos torcer.

[3/9 14:56] DÉCIO MEDEIROS: DIALOGANDO.

Concordo com vocês amigos, mas ontem o importante era quebrar a sequência negativa de derrotas.

Eduardo sabe que precisamos melhorar muito, mas primeiro se começa fechando a casinha e depois prioriza as jogadas construtivas com melhores volantes, parece que o Jair e com a volta do Rithelli, que preciso de mais um mês pra estar em condições de jogar, eles tem bom passe, como primeiro volante será o Nonoca e o Marcão que chegou do Cuiabá, o meia Central ele está treinando o Michael Bastos.

Nas pontas ele vai usar Rogério, Andrigo, Gabriel e Morato além de Marlone que precisa mudar muito o jeito de jogar.

O Brocador tem de ficar mais centralizado para aproveitar as bolas na área e não voltar tanto pois se desgasta muito e fica sem pernas pra decidir.

Nas laterais acho que ele vai dar chance ao Raul Prata que marca melhor e contra os grandes pode usar a dobrar dos laterais com o Winck de ala onde joga bem.

Este jogo contra o Bahia temos de jogar fechado e explorar os contra-ataques, porque o Bahia vem de derrota e está só a 2 pontos da gente, e sabe que se perder e o Vasco ganhar ele é que vai pro Z4, deve vir pra cima, por isto não podemos tomar gol.

Mas se ganharmos dá uma moral grande pro jogo do sábado na Ilha contra o Cruzeiro.

(03/09 as 15:00) DECIO MEDEIROS: COMENTARIO E OPINIÃO.

Concluindo os comentários de ontem, o jogo da Chape com o Palmeiras terminou 2x1 Palmeiras, com isto mantivemos a 17º posição com 23 pontos e estamos a 1 ponto do Vasco e a 2 pontos do Botafogo, Bahia e Vitoria, o que nos levara ate a 13º posição em caso de nossa vitória contra o Bahia e se houver derrota deles.

Outro ponto que não havia definido, é sobre o gol anulado, infelizmente o gol foi realmente mal anulado, pois o Nonoca por um calcanhar atrasado dava condições ao jogador do Paraná, embora o lance é muito rápido e havia muita gente na frente do jogador que deu o passe dificultando a visão do assistente do lado contrário.

[2/9 20:23] DÉCIO MEDEIROS: SPORT 1 X 0 PARANA.

Como venho falando com a fase atual do Sport contra adversário deste nível do G8, ganhar de 1x0 é goleada e hoje ficou claro que estamos jogando contra nos mesmo, pois num jogo contra o lanterna conseguimos jogar pior, mas fizemos o fundamental não tomar gol, o que tem sido uma catástrofe e nos tem levado a esta, até hoje, sequência interminável de insucessos.

Outro ponto fundamental foi fazer o gol, o terceiro do polivalente e esforçado Gabriel, ainda aos 14 minutos do 1º tempo, isto jogou a pressão para o fraco Paraná que até agora em 22 jogos só fez 10 gols, e tentou com 2 bolas na trave e boas defesas do extraordinário Magrāo, e um gol anulado que a impressa alega ter sido mal anulado, mas como estava no campo ainda não revi o lance.

Então está inusitada vitória tinha que sair, e muito se deve a ousadia de Eduardo que atendeu aos nossos anseios mudando radicalmente o time, a começar pela volta dos laterais Winck e Sander, embora discorde do Winck, minha preferência é o Raul Prata, porém o Eduardo sabe quem está melhor fisicamente e o Raul veio da transição , fez também a principal mudança a troca dos zagueiros colocando Ernando e Durval a nossa melhor zaga.

Outra ousadia a entrada do volante Nonoca, que venho falando constantemente não se justificar não ter jogado sequer 1 minutos desde abril, fez um bom 1º tempo marcando forte e até mesmo o Neto Moura fez um muito bom 2º tempo e por último a entrada de Andrigo como um segundo atacante.

É óbvio que com tantas mudanças o objetivo maior era ganhar o jogo, não importando como e jogar bem nem de longe era o previsto, mas mostrar determinação e garra e vontade de superar as imensas dificuldades e este 1x0 foi muito bem visto, vai tirar um fardo imenso das costas de todo mundo, e embora não saímos hoje do Z4 estamos subindo 1 posição para a 17º se mantido a derrota 2x0 parcial da Chape pro Palmeiras ou até empatar.

Agora é retomar a mesma disciplina tática para na próxima quarta-feira enfrentar em Salvador o nosso maior rival no NE, o Bahia e fazer um jogo de 6 pontos, pois eles têm apenas 2 pontos a mais que nós e mais uma vitória devolveria a confiança, porque ficaríamos fora do Z4 e ultrapassaríamos eles.

[1/9 17:57] DÉCIO MEDEIROS: COMENTÁRIO.

Não tem nada que não possa ficar pior, o Vitória ganhou do América e subiu pra 11° e com isto mesmo que ganhemos amanhã, o Sport só pode subir uma posição se a Chape empatar com o Palmeiras, com isto só podemos ficar em 17º mas ainda no Z4.

Como falei antes o fundamental é ganhar pra quebrar está horrível sequência de 11 jogos sem ganhar.

[1/9 13:17] DÉCIO MEDEIROS: INFORMATIVO.

Baptista sobe promessas do Sport e tenta acabar com distância entre base e profissional via Superesportes https://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/sport/2018/09/01/noticia_sport,

53375/baptista-sobe-promessas-do-sport-e-tenta-acabar-com-distancia-da-base.shtml

Vejam por sempre defendi o Eduardo ele tem coragem e sabe que o futuro dos clubes do Nordeste e investir e dar chance a base como ele sempre fez desde 2014.

 
 
 

A RESENHA DO CAMPEÃO DE 87

Toda semana um novo post sobre o nosso Sport!

©2018 A resenha do Campeão de 87 by Décio Medeiros. Proudly created with Wix.com

bottom of page